Resenha

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 18h41 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 18h47 | Acessos: 567

Práticas clínicas e sociais em saúde: sentidos do humanizar

Por Lorena Schalken Foto: Reprodução

Nesta resenha, apresenta-se uma síntese do livro Práticas Clínicas e Sociais em Saúde, organizado pelas professoras Adelma Pimentel (UFPA) e Nazareth Malcher (UnB), como estímulo a pesquisadores que se valem das bases epistemológicas fenomenológica hermenêutica e, no âmbito da Psicologia Clínica, da Gestalt-terapia. Com esse suporte científico, possibilita-se a atualização da concepção de saúde e da compreensão das estratégias interventivas e das experiências em saúde dos sujeitos. Há, no conjunto de escritos, a valorização das sabedorias populares e da medicina tradicional e críticas ao modelo das práticas hegemônicas.

Apesar de haver no Ministério da Saúde uma Política Nacional de Humanização que prevê a implantação de ações de envolvimento e valorização dos usuários do sistema de saúde, em diversos setores, desde a porta de entrada até a alta complexidade, pesquisar práticas integrativas e complementares (PICS) no Brasil é um desafio na medida em que persistem questionamentos de empresários de saúde, e da corrente “clássica” da medicina, acerca da validade destas. Em consequência, persiste o uso inadequado por pessoas não capacitadas que lançam produtos que contribuem para o charlatanismo. Com o livro, autoras e autores buscam encontrar formas de transitar entre as múltiplas dimensões da saúde, que requerem articular todos os sujeitos envolvidos nos serviços de saúde.

Importante ressaltar que os textos de pesquisas e os manuscritos foram construídos ao longo do período da pandemia da covid-19, destacando um marcador histórico-social de registro em pesquisa. Em meio às incertezas, aos riscos e às mudanças impostas pelo cenário pandêmico, as características das questões ligadas às ansiedades foram tomando novos contornos e dimensões, já que a emergência sanitária mundial escancarou, além das crises psicológicas, a indissociabilidade dos contextos cultural, social e econômico e a relevância de se pensar a inclusão solidária não apenas em situações críticas.

A obra inicia com um relato da pesquisa qualitativa intitulada Clínica Interdisciplinar da ansiedade em adultos pela psicoterapia breve gestáltica e uso do óleo essencial de Rosmarinus officinalis L. - alecrim, a qual foi realizada no período de 2020 a 2022, tendo a professora Adelma Pimentel como pesquisadora responsável. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, contando com uma equipe composta por nutricionista, psiquiatra, farmacêutica, bolsistas das áreas de Química e Psicologia, além da pesquisadora, que é psicóloga.

Destaco que as práticas ancestrais são reconhecidas como aliadas ao processo de promoção da saúde, portanto saberes que podem somar-se aos aportes de prevenção e tratamento, com vistas a fortalecer nos usuários e usuárias do sistema de saúde a autonomia e o conhecimento do corpo, percebendo-se como um todo. A obra, ao discutir pesquisas fora do contexto físico da Universidade, contribui para elaborar relações que ultrapassam muros de laboratórios e hospitais, resultando em um tecido mais potente de relações afetivas.

A leitura favorece questionamentos sobre os sentidos de humanizar, assim, encontramos pistas, ao longo dos capítulos, para compreender as condições exigidas e “aceitáveis” para os estudos, a importância de compartilhar os resultados e, mais ainda, não esquecer que não há neutralidade quando se trabalha com a subjetividade humana dentro dos contextos sociais e de saúde.

ServiçoPráticas Clínicas e Sociais em Saúde. Adelma Pimentel e Nazareth Malcher (Org.). Editora: ‎ Instituto NUFEN, 2022.  318 páginas.

Lorena Schalken é Gestalt-terapeuta, pesquisadora e doutoranda em Psicologia pelo PPGP-UFPA – Linha de pesquisa: Fenomenologia: Teoria e Clínica.