Resenha

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 18h21 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 15h05 | Acessos: 3928

Livro digital reúne produção de graduação e pós-graduação em Letras

Por Walter Pinto Foto Reprodução

O Caderno de Estudos em Letras da UFPA recentemente publicado em plataforma digital (veja endereço abaixo) traz a rara oportunidade para o leitor interessado em estudos literários e linguísticos de acessar, em um só lugar e sem custo, a produção acadêmica realizada nos últimos oito anos por estudantes da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará.

O e-book está estruturado em 23 capítulos e sintetiza o conteúdo de reflexões teóricas de monografias, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2010 e 2017. A iniciativa partiu dos doutorandos Thiago Azevedo Sá e Romário Duarte Sanches, integrantes do Projeto Nossa Voz e organizadores da coletânea. No campo da literatura, o imaginário narrativo poético ou em prosa dos escritores José Veríssimo, Bruno de Menezes, Haroldo de Campos, Herberto Helder, Age de Carvalho, Max Martins, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Marques de Carvalho e Horácio Quiroga são estudados por meio de 14 textos.

Como destacam os organizadores, o leitor reconhecerá a complexidade de temas e o amplo levantamento de referências que subsidiaram as interpretações nos estudos empreendidos por seus autores. Estudos como O herói na interpretação e na recepção crítica de Grande Sertão: Veredas, de Márcia Denise Assunção da Rocha, ou Corpos fraturados e insubmissos nas colagens de Max Martins, de Márcia de Souza Pinheiro, são duas amostras da densidade analítica dos estudos empreendidos na Graduação e na Pós-Graduação em Letras na UFPA.

Os estudos linguísticos ocupam seis capítulos do Caderno e “atendem ao propósito de investigar a língua com base em métodos distintos”. Entre os métodos, estão o frasealogismo no estudo de Carlene Ferreira Nunes Salvador que analisa o tratamento em dicionários; a prosódica estudada por Camila Roberta dos Santos Brito em Acento versus entoação no português falado em Belém; e a semântica analisada por Suely Cunha de Souza, no estudo sobre a nomeação de termos dos saberes de cura. O Caderno de estudos em Letras da UFPA traz ainda três estudos referentes ao processo de aprendizagem da língua portuguesa no ambiente escolar.

Na apresentação, os organizadores ressaltam que o livro oferece aos autores das pesquisas realizadas nos últimos oito anos “um novo momento para a exposição das suas pesquisas, ampliando a visibilidade e o alcance dos títulos”. Por seu turno, esta mostra permite ao público “a interação imediata com produtos conceitualmente densos, organizados de maneira concisa e didática”.

Com 258 páginas, o e-book oferece ao leitor textos que sintetizam as pesquisas, sem perda de substância em relação às monografias, dissertações e teses das quais foram extraídos. Acompanham textos, imagens e gráficos que clarificam e informam os conteúdos estudados.

Os textos estão estruturados como artigos, de acordo com as normas exigidas para a produção de textos acadêmicos. Tomando como referência o artigo Bruno de Menezes: os primeiros 28 anos, assinado por Carolina de Brito Reis, sua estruturação apresenta resumo, introdução, sete seções e considerações finais. Nele, o leitor encontrará um relato sobre a iniciação poética de Bruno de Menezes, o contexto histórico que se inseriu e como se deu a publicação de seu primeiro livro, Crucifixo, publicado pouco antes da Semana de Arte Moderna, em 1920.

Carolina baseia-se em J. Derrida, no estudo de construção de arquivos de memória, e em Eneida Maria de Souza, quanto ao fazer crítica literária por meio de biografias. A autora mostra ao leitor a importância de Bruno de Menezes para a literatura paraense por trazer as temáticas revolucionárias ao meio literário paraense, assim como estampou em jornais e  em versos a necessidade de mudança social, firmando-se como “provedor de reivindicações e de melhorias sociais para a população”.

O livro é resultado de apresentações orais que ocorreram durante o 1º Círculo de Teses, Dissertações e Monografias da UFPA. O evento ocorreu em maio de 2017, no Campus do Guamá (Belém), da UFPA. Parte integrante do Projeto Nossa voz, o Círculo nutriu a intenção de publicizar os textos de autoria discente, de um lado, “incentivando o trabalho de citação; e de outro, estimulando o acesso ao Repositório Institucional (RI) e à Biblioteca Digital de Monografias (BDM)”.

Serviço: Caderno de Estudos em Letras da UFPA. Organizadores: Thiago Azevedo Sá e Romário Duarte Sanches. O e-book pode ser baixado nos endereços https://circuloufpa.blogspot.com.br/p/e-book.html e http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/188.

Ed.143 - Junho e Julho de 2018

registrado em: ,