Página inicial > 2016 > 132 - Agosto e Setembro > Resenha: Qualidade, Gestão e Processos de Software

Resenha: Qualidade, Gestão e Processos de Software

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 17h33 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2016, 19h18 | Acessos: 4213

Resenha: Qualidade, Gestão e Processos de Software

Por Sandro R. Bezerra Oliveira Foto Reprodução

Organizado por mim e pelo professor Alexandre Vasconcelos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o livro Qualidade, Gestão e Processos de Software, em formato digital (e-book), surgiu de artigos escritos em parceria com alunos, na disciplina de mesmo nome, ministrada no último semestre na Pós-Graduação do Centro de Informática da UFPE, durante a realização do meu estágio pós-doutoral naquela universidade.

Publicado pela Editora Universitária da UFPE, o livro trata de conceitos, teorias e principais abordagens sobre gestão, qualidade e processos de software discutidas, em âmbito nacional, pela indústria de software.

O objetivo do livro é apresentar e ilustrar como essas abordagens devem ser tratadas e usadas no cenário de desenvolvimento de software para resolver problemas de gestão, qualidade e processos de software. O livro pode atuar como um complemento ao ensino-aprendizagem acerca das melhores práticas usadas para atingir um programa de melhoria organizacional.

O título combina três ideias poderosas. Fala de gestão em desenvolvimento de software, de qualidade no processo e produto de software e de assuntos que se referem às abordagens para a melhoria dos processos de software. Qualquer uma das três ideias merece um livro independente, de maneira que escrever só um, e no curto prazo com que contaram os autores, implica uma escolha de conteúdos. Este é um livro sobre as abordagens que são utilizadas em consultorias de melhoria de processos.

Não é um livro de consultoria, estes existem e são muito bons, escritos por excelentes consultores. No entanto há muitos conselhos a respeito de como realizar as coisas importantes, as que levam às mudanças sérias, que estão contidas nos temas analisados. A escolha desses temas deu-se por se tratar de abordagens técnicas que costumamos introduzir, de um modo ou de outro, em nossas consultorias na indústria de software e em ensino nas universidades.
Embora favoreça a melhoria do processo organizacional, não é um livro acerca de modelos de melhoria do processo, preferimos que o leitor aprenda essa robusta área nos próprios guias e nos cursos autorizados que são oferecidos. No entanto não há nada no livro que não tenha sido escrito com os conceitos de melhoria do processo em mente.

Apesar da extrema relevância a respeito do assunto de gestão, qualidade e processos de software,  percebe-se, na literatura especializada, pouco material bibliográfico em relação a esse tema, escrito em português. Fazendo-se uma busca, pode-se notar um total de cinco livros tratando, de maneira sucinta, de todas as abordagens apresentadas, neste livro, de maneira detalhada, com exemplos de utilização. Além disso, convem mencionar que o trabalho apresentado neste livro foi realizado numa fase de reestruturação do cenário nacional da indústria de software, em que organizações buscam constantemente a implementação de programas de melhoria a fim de favorecer a qualidade dos seus processos de desenvolvimento e dos seus produtos de software.

Serviço: O livro pode ser acessado pela URL: http://www.loja.edufpe.com.br/portal/spring/livro/detalhe/434.

Ed.132 - Agosto e Setembro de 2016

registrado em: ,