Encontros e diálogos

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 16h05 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 19h42 | Acessos: 330

Ciência para um futuro sustentável e inclusivo

Foto: Oswaldo Forte

No momento em que os olhos do mundo se voltam para a Amazônia, para as suas florestas, seus rios e seus povos, a Universidade Federal do Pará recebe, em seu Campus do Guamá, a ciência nacional, para discutir o futuro do país e do planeta. Um futuro que, para realizar as nossas aspirações por equilíbrio climático e por qualidade de vida para todas as pessoas, depende intensamente de conhecimento científico e tecnológico, dos saberes tradicionais, da Arte e da Cultura.

O ambiente que encontrarão as(os) participantes desta Reunião Anual inclui uma vasta programação científica de conferências, mesas-redondas, cursos e encontros diversos. Essa é a programação dos auditórios e salas de aula, onde estarão muitas das grandes lideranças científicas nacionais, de todas as áreas de conhecimento.

Nas tendas montadas em espaços abertos do Campus, diversas outras oportunidades de interlocução e aprendizado estarão disponíveis: demonstrações científicas, exposições, planetários e muito mais comporão a tenda da SBPC Jovem, concebida para acolher discentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; apresentações e debates nas áreas de ciência, tecnologia e inovação serão encontrados na tenda da Expot&c; pela primeira vez, haverá um espaço para crianças da educação infantil, na tenda Mairi, que trará atividades lúdicas de introdução ao universo da ciência; na tenda da SBPC Cultural, haverá exposições, teatro, dança, música, oficinas e projeções de filmes; na tenda do Paneiro, Espaço de Cultura Alimentar, o participante encontrará produtos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade brasileira, além de uma programação interdisciplinar e intercultural sobre sistemas alimentares sustentáveis.

Todo esse universo de atividades, diálogos e experiências, com pessoas que, no dia a dia, interrogam de modo inteligente e crítico a realidade e o conhecimento disponível, contribuindo para nos tornar mais aptos a enfrentar os grandes desafios da vida no mundo contemporâneo, tem um valor inestimável.

Para a UFPA, é especialmente valioso receber esta Reunião Anual no momento em que celebramos o encerramento de um ciclo na gestão da UFPA, em que o incremento da pesquisa e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo orientaram as políticas institucionais, com resultados muito positivos.

Estaremos imersos em diálogos e encontros ricos e estimulantes, que certamente renovarão a confiança em nossa capacidade de construir um mundo melhor.

Sejam, portanto, muito bem-vindas(os) à 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Campus Universitário da Universidade Federal do Pará em Belém! Que estes sejam dias muito produtivos e inspiradores para as nossas ações e o fortalecimento de nossa vocação para a construção de um Brasil soberano, sustentável e inclusivo.

Emmanuel Zagury Tourinho é doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e professor titular da Universidade Federal do Pará, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Atualmente, exerce a função de Reitor da UFPA, empossado em outubro de 2016 e reconduzido em outubro de 2020. E-mail: reitor@ufpa.br