Página inicial > 2020 > 156 - setembro, outubro e novembro > Exclusivo Online > “Égua, tu sabias?” leva informação para além da Universidade

“Égua, tu sabias?” leva informação para além da Universidade

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 18h01 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 18h16 | Acessos: 1492

Vídeos e postagens em redes sociais promovem debate sobre Direito e Democracia

Durante a pandemia as reuniões estão ocorrendo virtualmente

Por Gabriel Mansur, com edição de Rosyane Rodrigues Foto Acervo do projeto

Hoje existem diversas novas maneiras de conectar a sociedade com a universidade. Discussões que antes estavam restritas às salas de aula, agora são compartilhadas com toda a comunidade, seja em páginas nas redes sociais, seja em podcasts, seja até em vídeos para o Youtube.

O Direito faz parte da vida de todo cidadão. É importante conhecer seus deveres e direitos, além das leis que regulam o convívio social. Algumas dessas informações podem ser de difícil entendimento ou são pouco discutidas. Para propagar esse conhecimento de maneira mais simples e didática, surgiu o Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia, coordenado pela professora Luanna Tomaz de Souza, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. “O grupo é um espaço de debate que envolve professores e alunos de diversos cursos, para refletir criticamente sobre o sistema penal, sua atuação e seus impactos, em especial, na Amazônia”, explica a professora.

O grupo existe desde 2011 e, atualmente, conta com 30 discentes. Entre as atividades, estão reuniões mensais, seminários, leituras dirigidas etc. “Uma das atividades mais recentes é a gravação de vídeos mensais, para alcançar o público de fora da Universidade. Vídeos mais didáticos, com conteúdo mais simples”, conta Luanna Tomaz. O novo projeto, chamado “Égua, tu sabias?” começou em novembro de 2019, com vídeos temáticos sobre racismo, violência sexual e violência doméstica.

Os vídeos são apresentados por alunos do projeto, têm duração de 1 a 2 minutos e reúnem informações gerais sobre o tema abordado. No vídeo que trata da lei antirracista, a qual completou 30 anos em 2019, a discente Samara Siqueira conta um pouco da história da lei e das dificuldades para sua implementação no Brasil.

Temas para os vídeos são discutidos durante reunião mensal

Aluna do Mestrado em Direito da UFPA, Samara Siqueira explica que as escolhas dos temas para os vídeos são feitas durante a reunião mensal. Todo mês, o grupo debate um tema relacionado à área penal. “Antes de iniciarmos o debate, conversamos sobre temas que geraram polêmicas ao longo do mês ou que ganharam visibilidade por meio de alguma pesquisa. Assim, alimentamos uma lista de temas, de acordo com a sua relevância no cotidiano social”, conta a aluna.

Os vídeos são gravados em sistema de rodízio entre os alunos. Os discentes pesquisam sobre o tema e montam o roteiro com orientação da professora Luanna Tomaz. A aluna Adrilene Barroso é responsável pela edição do material.

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, os vídeos ganharam força com as reuniões acontecendo remotamente. A produção “violência doméstica e pandemia” discutiu o aumento de casos de violência doméstica em meio ao isolamento social e apresentou maneiras de confrontar o problema.

Além dos vídeos no Youtube, o Grupo de Estudos Direito Penal e Democracia tem páginas no Instagram e no Facebook, com postagens periódicas trazendo informações e serviços, transmissões ao vivo com professoras, com profissionais da área e com alunos da pós-graduação debatendo temas relacionados aos Direitos Humanos.

Serviço

O conteúdo produzido pelo Grupo de Estudos Direito Penal e Democracia pode ser acessado em:

Youtube: Grupo Direito Penal e Democracia

Instagram: @direitopenaledemocracia