Capas da História

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 17h02 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 17h02 | Acessos: 1070

Jornal Beira do Rio reúne edições para celebrar os 64 anos da UFPA

Por Rosyane Rodrigues Ilustração CMP

Os registros dão conta de que a Universidade Federal do Pará foi criada em 2 de julho de 1957, com a sanção da Lei nº 3.191 pelo presidente Juscelino Kubitschek. Em outubro do mesmo ano, a então Universidade do Pará aprovou seu primeiro Estatuto e, em novembro, o reitor Mário Braga Henriques iniciou seu exercício. De lá para cá, a Instituição reuniu suas faculdades espalhadas pela cidade e mudou-se para as margens do rio Guamá, impactando sobremaneira a sua vizinhança, fez diversas reformas estatutárias, implantou novos cursos, avançou para todas as regiões do território paraense, aprovou seu regimento geral e, hoje, está sob a administração do seu 14º reitor, Emmanuel Zagury Tourinho.

O Jornal Beira do Rio, veículo de divulgação científica da UFPA, tem sido uma testemunha privilegiada da história da maior universidade pública da Amazônia. Criado em outubro de 1985, o Beira do Rio sempre teve como principal objetivo divulgar para a sociedade as pesquisas e os projetos desenvolvidos pela Instituição, reforçando, assim, o seu princípio fundamental: a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Para celebrar o aniversário de 64 anos da UFPA, reunimos algumas capas que contam flashes dessa história e mostram um pouco do que vivemos até aqui.

A edição nº13, de 1987, celebra os 30 anos da Universidade, com evento realizado no Teatro Margarida Schiwazzappa, em Belém. Entre os homenageados, está o reitor José da Silveira Netto, responsável pela implantação do Campus Pioneiro do Guamá. Em setembro de 1988, o Beira do Rio anuncia o início das obras do Hospital Universitário, com recursos na ordem de 499 milhões de cruzados. Em julho de 1990, a UFPA cria um programa de combate ao analfabetismo. O objetivo era também desenvolver o espírito crítico dos alunos.

Em agosto de 1996, a capa destaca os 10 anos do Programa de Interiorização da Universidade: “programa ainda sem similar em qualquer universidade brasileira”. A edição n.44, de outubro de 2006, fala de investimento em infraestrutura e pessoal para tornar oficial o seu caráter multicampi. Em julho de 2007, a edição especial homenageia os 50 anos da Universidade. Em setembro de 2008, têm destaque as mais de 80 obras em andamento nos campi de Belém e do interior, realizadas com recursos próprios, de emendas parlamentares e do Reuni. Março de 2009 traz a inauguração da Rádio Web, instalada na Facom/ILC.

A edição n. 95, publicada em junho/julho de 2011, divulga projeto realizado em parceria com a Universidade do Amazonas para a certificação de dermocosméticos. A edição n.117, de 2014, dá destaque para a diversidade garantida pelo Sistema de Cotas adotado pela UFPA. A edição comemorativa de junho/julho de 2017 traz um balanço do crescimento da Instituição nos seus 60 anos. A capa de set./out./nov. de 2020 é um retrato do momento atual e de como todos fomos atingidos pela pandemia da Covid-19. O destaque da edição é para os desafios impostos pelo Ensino Remoto Emergencial.

E aí, gostou deste “túnel do tempo”? Você pode consultar essas e outras edições no site do Beira do Rio. No menu principal, acesse o botão edições digitalizadas, escolha o ano, a edição e boa leitura!