Editorial

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 17h46 | Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 16h04 | Acessos: 2519

Editorial da edição 164

#ParaTodosLerem: Fotografia em preto e branco mostra duas pessoas atravessando a ponte sobre o rio Tucunduba, no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. À esquerda, uma mulher segura uma bicicleta pelo guidão enquanto anda. Ela veste short e camiseta, tem o cabelo preso e olha em nossa direção. À direita, o homem anda olhando para frente. Ele veste bermuda, camisa de manga curta e um boné. Ao fundo, veem-se a vegetação e o rio Guamá.

No dia 16 de novembro, José Saramago completaria 100 anos de nascimento. Para celebrar a data, a Fundação Saramago, sediada em Lisboa, vem realizando uma série de eventos, de diferentes formatos, em parcerias com instituições de diversos países. No Brasil, a Universidade Federal do Pará é uma dessas parceiras. Por aqui, as comemorações incluem o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação” e encerram-se em novembro, com um concerto da Orquestra Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, no Theatro da Paz. Em entrevista exclusiva ao Jornal Beira do Rio, a jornalista Pilar del Río, companheira do escritor e presidenta da Fundação Saramago, falou sobre o centenário e outros assuntos.

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o repórter Bruno Roberto fez reportagem sobre como tudo começa: nos campeonatos estaduais. A pesquisa realizada pelo jornalista André Laurent Souza Lopes Sousa discute a política pública de financiamento do futebol profissional masculino no Pará. Conheça e entenda a divisão de recursos entre os clubes.

Leia também: Rito de Iluminação dos Mortos reúne famílias no Cemitério José Bonifácio, em Curuçá. Pesquisadora utiliza inteligência artificial para fazer projeção de desmatamento na Amazônia. Coleção de cartas promove debate sobre ciência e sociedade.

Rosyane Rodrigues
Editora