Página inicial > 2018 > 145 - outubro e novembro > Exclusivo Online > Desbravando novos horizontes

Desbravando novos horizontes

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 13h26 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 13h26 | Acessos: 2305

Extensão promove o ensino gratuito da língua inglesa em Capanema

Por Nicole França Foto Acervo do Pesquisador

Na atualidade, tornou-se indispensável conhecer uma língua estrangeira, sobretudo o inglês, que, mesmo não sendo a língua oficial de muitos países, está presente, de uma forma ou de outra, em várias localidades ao redor do globo. Ela está presente nos filmes, nas músicas, nos livros e em vários elementos do nosso cotidiano. A importância da língua inglesa não se limita somente ao cotidiano e ao lazer, ela se tornou uma importante ferramenta no mercado de trabalho. Nesse contexto, o Campus de Capanema da Universidade Federal do Pará aprovou o seu primeiro projeto de extensão intitulado ABC English: Opening Horizons.

O projeto é coordenado pela professora Sílvia Helena Benchimol e foi firmado como projeto Pibex em abril de 2018. Segundo a coordenadora, o ABC English: Opening Horizons tem objetivos voltados tanto para a comunidade de Capanema quanto para os graduandos do curso de Letras – Inglês da UFPA. “Nós buscamos oportunizar o acesso à aprendizagem da língua global aos alunos do município, economicamente impossibilitados de frequentar os cursos livres de Língua Estrangeira em escolas privadas. Além de inserir esses alunos na comunidade global em que a língua Inglesa é mediadora do acesso à informação, o projeto também apoia o desenvolvimento de competências linguísticas iniciadas no contexto escolar, fortalece parcerias com as instituições educacionais públicas do município e contribui para a implementação de processos educacionais que venham criar novas perspectivas e oportunidades de crescimento para seus agentes”, afirma a professora.

Com relação aos alunos de Graduação em Letras-Inglês, o projeto busca desenvolver competências de docência com análise e elaboração de planos de ensino, elaboração e reflexão sobre os processos avaliativos em língua estrangeira. A experiência contribui para a produção de gêneros acadêmicos relacionados à experiência de docência e extensão e fomenta trabalhos de conclusão de curso baseados em experiências genuínas de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, três turmas são ofertadas Kids, Teens  e adultos

A ideia para o projeto surgiu com a própria turma de Graduação em Língua Inglesa de 2015, que desejava criar uma oportunidade de prática de ensino ofertando cursos de inglês para a comunidade. De acordo com Sílvia Helena Benchimol, a ideia precisou ser adequada aos requisitos de um projeto de extensão, como o foco no segmento de vulnerabilidade social e a parceria com as escolas públicas de Capanema.

Atualmente, o ABC English: Opening Horizons atende cerca de 100 alunos e conta com 11 discentes, sendo 10 voluntários e um bolsista. Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social das escolas públicas estaduais e municipais, o projeto atende a todas as faixas etárias e está dividido em três turmas: Kids (09-11 anos), Teens (12 a 17 anos) e adultos (a partir de 17 anos).

Para Sílvia Benchimol, o aprendizado da língua inglesa não é mais uma questão de opção, mas uma necessidade. O mercado de trabalho exige uma qualificação diferenciada, e a informação circulante em língua inglesa integra a formação cidadã. “O projeto é uma iniciativa que devolve à comunidade um serviço necessário e de qualidade, pois possibilita o acesso ao idioma global. O ABC English: Opening Horizons oportuniza o contato de crianças, jovens e adultos com a língua inglesa, estimula o aprofundamento dos estudos e, para aqueles que já têm a disciplina em contexto escolar, consolida e expande conteúdos e competências”, avalia a coordenadora.

Para o futuro, a professora pretende “ampliar os horizontes de alunos e discentes em formação e atender a novas demandas. Uma possibilidade é a extensão do currículo básico para o intermediário e a diversificação de propósitos das turmas, como aulas de instrumental e conversação”, concluiu.

Ed.145 - Outubro e Novembro de 2018