Página inicial > Exclusivo > 2021 > 160 - Setembro, Outubro e Novembro > Exclusivo Online > Campus de Soure ensina inglês para crianças

Campus de Soure ensina inglês para crianças

Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 18h31 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 15h59 | Acessos: 1131

Projeto é fruto de parceria entre o curso de Letras e a biblioteca

Imagem com fundo claro e linhas reproduzindo as pautas de um caderno. Ao longo da imagem, há diversas ilustrações de desenhos infantis. No centro, a ilustração de uma criança e um adulto dizendo “Learn and play English”.

Por Gabriel Mansur, com edição de Rosyane Rodrigues Ilustração CMP

Ninguém duvida de que o inglês se tornou a língua universal. Quase sempre requisitado para o preenchimento de vagas no mercado de trabalho, também é a ponte para a comunicação ao redor do mundo. Filmes e séries são produzidos na língua inglesa, e os grandes eventos internacionais também são mediados pelo idioma anglo-saxônico.

Para contribuir com a formação dos alunos do curso de Graduação em Letras – Língua Inglesa, do Campus de Soure, e trazer as crianças para dentro da Universidade, a bibliotecária Camila de Cássia Brito elaborou o Projeto English for Kids in the Library (Inglês para Crianças na Biblioteca).

Para Camila Brito, coordenadora do projeto, o papel da biblioteca como agente social é valioso, pois apresenta outros meios de integração entre a comunidade e a Universidade. “Acho importante destacar que este projeto foi elaborado com o objetivo de mostrar o papel social da biblioteca de acordo com a missão e a visão da UFPA em relação à disseminação da informação e do conhecimento”, explica.

Com o auxílio de bolsistas e voluntários, as aulas ocorrem aos sábados e as crianças são divididas em duas turmas: a primeira reúne alunos de 7 a 10 anos; e a segunda, de 11 a 14 anos. Ao longo de 12 meses, o projeto promove um aprendizado fácil, envolvente e divertido. “As aulas são sempre lúdicas, com o uso de filmes, brincadeiras em grupos e atividades de escrita e leitura. As crianças demonstram interesse, principalmente pela pronúncia”, conta Camila Brito.

Muita interatividade e nenhuma pressão sobre os alunos

Entre as técnicas utilizadas pela equipe de professores, estão a repetição e a interatividade. A primeira permite ao aluno fixar novas informações para reproduzi-las no dia a dia. Já a segunda mantém a atenção da turma com jogos, aulas de culinária e festas culturais.

É importante que o aprendizado ocorra de maneira natural, para que o aluno não se sinta pressionado para aprender o idioma. Cada criança tem um tempo e absorve de maneira particular o que aprendeu. No projeto, é destacado que, “por mais que uma grade curricular comum seja imposta a todos, a maneira de chamar atenção e de conseguir bons resultados com cada criança deve ser adaptada”.

É necessário que os participantes estejam matriculados regularmente em instituições de ensino e tenham bom rendimento escolar. Já os alunos de licenciatura têm a oportunidade de desenvolverem a prática docente no próprio campus. “É possível observar que o interesse pela leitura cresceu, assim como aumentou a assiduidade e a participação das crianças nas atividades. Percebemos que os participantes estão ali por prazer em aprender uma língua nova e pela importância desse conteúdo para as suas vidas”, destaca a bibliotecária.

Segundo Camila Brito, os projetos de extensão reforçam a importância de se estabelecer uma relação entre Universidade e comunidade com ações pelo bem comum. O Projeto English for Kids in the Library leva ao público infantil a oportunidade de aprender um idioma novo e fundamental para a vida profissional e acadêmica, além de preparar os futuros professores para atuarem em qualquer situação.