Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > 2016 > 134 - Dezembro e Janeiro > Editorial da Edição 134
Início do conteúdo da página

Editorial da Edição 134

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 14h49 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 16h48 | Acessos: 2051

Estudo apresentado pelo Laboratório de Química Analítica e Ambiental (Laquanam), da UFPA, constatou que a água de consumo que atende à população de Barcarena está contaminada por elementos tóxicos, como chumbo, alumínio, cádmio e bário, em médias acima do permitido pela legislação do Ministério da Saúde. “A contaminação do meio ambiente é um problema que vem ocorrendo há mais de três décadas, em Barcarena”, informa Simone de Fátima Pinheiro Pereira, coordenadora do Laquanam e do estudo realizado por solicitação do Ministério Público Federal.

Um grupo de botos-vermelhos (Inia araguaiaensis) tem encantado os moradores do município de Mocajuba (PA). Em setembro, pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA), em parceria com a UFPA e com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), acompanharam esses animais por duas semanas para saber mais sobre o comportamento deles.

Nesta edição: tecnologia possibilita o uso de celulares em comunidades rurais isoladas e carentes da Amazônia; aplicativo traz informações sobre como prevenir a doença de Chagas.

Todo esse conteúdo também está disponível no site do Jornal Beira do Rio www.beiradorio.ufpa.br, que está de volta com novo design e novos recursos.


Rosyane Rodrigues
Editora

Adicionar comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação prévia


Código de segurança
Atualizar

Fim do conteúdo da página