Página inicial > 2020 > 157 - dezembro, janeiro e fevereiro > Exclusivo Online > Novas maneiras de ensinar e aprender

Novas maneiras de ensinar e aprender

Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 15h41 | Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 19h01 | Acessos: 1088

Jogos, oficinas e tecnologias digitais levam microbiologia às escolas públicas

Por Gabriel Mansur Fotos Acervo do projeto

A microbiologia é uma área que trata de organismos que não podem ser vistos a olho nu, portanto é necessário o uso de equipamentos, como o microscópio, para estudá-los. Entre esses organismos, estão os fungos, as bactérias, as algas e os vírus. A microbiologia nos auxilia em diversas áreas: na farmacêutica, microrganismos são utilizados na produção de medicamentos. Na medicina, esses estudos levam à detecção de doenças e de formas de proteção.

O Laboratório de Microbiologia Ambiental do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA realiza diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a microbiologia. Entre elas, está o Projeto de Extensão Praticando a Microbiologia em Escolas da Rede Pública da Região Metropolitana de Belém-PA e a utilização de edublogs – blogs voltados para o compartilhamento do aprendizado. Coordenado pela professora Karla Tereza Silva Ribeiro, o laboratório continua com algumas atividades (de modo remoto) durante a pandemia do novo coronavírus.

A professora Karla Ribeiro utiliza os blogs “não somente como vitrine de divulgação de atividades pedagógicas, mas também como um espaço de complementação de conteúdos ministrados em sala de aula”, explica. O edublog Saúde Ambiental está ativo desde 2013 e já conta com mais de 45 mil acessos. São compartilhados conteúdos, como cartilhas informativas de temas relacionadas à educação, à saúde e ao meio ambiente.

Em meio à pandemia, foram produzidos conteúdos que auxiliam na prevenção, na detecção e no tratamento da Covid-19. Entre eles, há um caça-palavras, com explicações sobre o que é o vírus, seu período de incubação e formas de transmissão. Outros conteúdos têm sido postados durante a quarentena. Em julho, período de verão na nossa região, uma cartilha indicou como aproveitar as férias com segurança e cuidados a serem tomados nas praias.

Já o edublog BacVirtual tem o objetivo de compartilhar o conhecimento referente ao mundo microbiano. “Ele disponibiliza conteúdos produzidos pelos professores, mas os discentes também são estimulados a produzir resumos e material didático relacionado ao conteúdo teórico-prático de microbiologia e de outros temas correlatos. No BacVirtual, também divulgamos as atividades discentes de graduação e de pós-graduação”, conta a professora Karla Ribeiro.

Atividades estimulam a criação de novas dinâmicas de aprendizado

Outra atividade do Laboratório Microbiologia Ambiental é o Projeto de Extensão Praticando a Microbiologia em Escolas da Rede Pública da Região Metropolitana de Belém-PA, cujo objetivo é minimizar as dificuldades de alunos dos ensinos fundamental e médio com temas relacionados à microbiologia. Nos três últimos anos, cerca de 20 alunos de graduação (bolsistas e voluntários) atuaram no projeto.

As atividades foram realizadas em duas escolas da rede pública de Belém: E.E.E.F.M. Lauro Sodré e E.E.E.F.M. Paulino de Brito, com a participação de 60 alunos por atividade. Foram organizadas palestras, procedimentos nos laboratórios das escolas, jogos e oficinas com temas relacionados à microbiologia, ao saneamento básico, à poluição, entre outros. Ao final de cada ação de extensão, os participantes respondem a um jogo de perguntas e respostas relacionado aos temas apresentados, utilizando o aplicativo Kahoot!.

O projeto tem expressiva receptividade tanto dos alunos das escolas como dos discentes da Universidade. O projeto contribui para a formação profissional em docência, estimulando a criação de dinâmicas de aprendizado e o uso das tecnologias digitais.