Editorial

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 18h55 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 18h58 | Acessos: 844

Quantas Amazônias cabem em uma edição?

#ParaTodosVerem:Imagem mostra recorte de uma fotografia que destaca um pequeno inseto voador que repousa sobre uma folha verde. O inseto possui asas compridas nas cores preta e vermelha.

Foto Cristian Camilo Mendoza-Penagos

Utilizar insetos como bioindicadores das alterações ambientais não é algo inédito para a Ciência. A novidade do trabalho publicado pelo professor Leandro Juen (ICB/UFPA), em parceria com outros quatro pesquisadores, é demonstrar as lacunas de conhecimento sobre esse tema, além de organizar as informações já existentes, facilitando o acesso e a utilização desses dados por governos, empresas e outros pesquisadores. Na reportagem assinada por Edmê Gomes, o leitor saberá detalhes da pesquisa que resultou no artigo Insetos aquáticos bioindicadores de mudanças de uso da terra no Pará, Brasil: evidências e perspectivas, publicado no periódico Oecologia Australis.

A terapeuta ocupacional Gabriela Ribeiro Barros de Farias escolheu duas temáticas sensíveis para trabalhar em sua tese: mães adolescentes e bebês prematuros. A pesquisa observou a relação entre o desenvolvimento dos recém-nascidos e o vínculo mãe-bebê estabelecido por meio do Método Canguru, em uma unidade materno-infantil, em Belém (PA).

Por um caminho ou por outro, as reportagens desta edição falam sobre a Amazônia e sua gente: da pesquisa sobre bioindicadores de mudanças climáticas ao experimento que apresenta uma turbina que pode gerar energia em pequenas comunidades; do Método Canguru, aplicado pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia, na capital paraense, à análise sobre identidade e consumo na feira de Cametá (PA). Diferentes áreas de conhecimento nos possibilitam lançar diversos olhares para a nossa região. Escolha o seu “caminho” e boa leitura!

Rosyane Rodrigues

Editora