Pesquisa analisa eficácia dos serviços bibliotecários para alunos da EaD
Estudo de caso foi realizado no Polo Universidade Aberta do Brasil de Salinópolis (PA)
Por Adrielly Araújo Foto Acervo do Projeto
A pandemia do novo coronavírus mudou a nossa forma de ver e estar no mundo. Diante da necessidade de reinventar instituições fundamentadas para continuar processos sociais, os conceitos de Educação a Distância (EaD) estão em alta no Brasil, como nunca antes. Educação por correspondência, estudo em casa, estudo independente, estudos externos, aprendizagem aberta, telensino, teleducação, educação on-line e e-Learning, entre outras, são terminologias usadas, ao longo do tempo, para conceituar o EaD (Estudo a Distância) e para explicar esse processo pedagógico.
Essa é uma das informações levantadas na dissertação da pesquisadora Hellen Cristina Macedo do Nascimento, intitulada Produtos e serviços informacionais para estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará, orientada pelo professor Hamilton Vieira de Oliveira.
O estudo, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), objetivou analisar produtos e serviços informacionais oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI/UFPA) aos estudantes matriculados nos cursos de graduação, na modalidade a distância, da Universidade.
“A pesquisa foi baseada em um estudo de caso na Biblioteca do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Salinópolis, onde a UFPA, além dos cursos presenciais, oferta duas graduações a distância: Letras - Língua Portuguesa e Administração Pública”, conta a pesquisadora.
A coleta de dados se deu por meio de entrevista estruturada com a responsável pela Biblioteca do Polo UAB de Salinópolis e da aplicação de questionários à Coordenação do SIBI/UFPA e aos discentes com matrícula ativa no curso de Letras - Língua Portuguesa. Em virtude da pandemia da Covid-19, a coleta de dados ocorreu por contato telefônico e e-mail.
Metodologia incluiu entrevistas com alunos e responsáveis pela biblioteca
Na dissertação, Hellen Cristina Macedo do Nascimento conceitua o Estudo a Distância (EaD) usando definições como o distanciamento físico entre aluno e professor/tutor, a presença de diferentes suportes tecnológicos utilizados para viabilizar a comunicação e o processo de ensino-aprendizagem mediatizado.
“Assim, percebe-se que a EaD consiste na tríade pedagógica professor-aluno-conteúdo, sendo que a interação entre esses elementos evoluiu à medida que os modelos educacionais identificaram novas possibilidades tecnológicas para efetivar a comunicação ideal entre os sujeitos envolvidos nesse processo”, complementa.
Os procedimentos técnicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foram divididos em três etapas, de acordo com a pesquisadora. A primeira consistiu em revisão bibliográfica sobre o EaD em publicações indexadas em diversas bases de dados, como o SciELO e o Portal de Periódicos da Capes. “Desta forma, a pesquisa objetivou fundamentar teoricamente o assunto tratado, bem como identificar quais produtos e serviços informacionais podem ser inseridos nesse contexto”, diz a pesquisadora.
Na segunda etapa, a pesquisa documental ocorreu em publicações da UFPA, de modo a identificar a inserção do EaD na Instituição, os sistemas que gerenciam essa modalidade educacional, a participação e o papel da biblioteca e do bibliotecário no contexto da prática educativa a distância.
Depois disso, na terceira etapa, houve a aplicação de um questionário à coordenadora do SIBI/UFPA e aos graduandos do curso de Letras - Língua Portuguesa, modalidade EaD, além de entrevista com a assistente de biblioteca que atua na unidade de informação pesquisada. “Os produtos e serviços informacionais ofertados pela Biblioteca do Polo UAB Salinópolis foram caracterizados e avaliados por meio do seu formato de apresentação, nível de uso e eficiência ante as necessidades de informação dos usuários por ela atendidos”, explica Hellen Nascimento.
“Este estudo é importante porque evidencia a complexidade que envolve a inserção da EaD no âmbito de uma universidade federal, mais especificamente, a oferta e o gerenciamento de produtos e serviços informacionais para os usuários a distância”, justifica a pesquisadora.
Estrutura atual ainda não atende às necessidades dos usuários
A pesquisa também tinha como objetivo específico entender a atuação da biblioteca e do profissional que exerce atividades auxiliares no Polo UAB Salinópolis. “A Biblioteca do Polo UAB Salinópolis atua no contexto da comunidade acadêmica do EaD por meio da disponibilização e do empréstimo de obras impressas, enquanto a profissional que exerce atividades auxiliares se encarrega dos processos de organização e gestão dos livros com base nas disciplinas, além de informar os estudantes e os tutores/professores sobre o catálogo disponível para consulta”, afirma Hellen Cristina Macedo do Nascimento.
Além disso, a autora da dissertação buscou entender quais as necessidades informacionais e as expectativas dos estudantes na modalidade de Educação a Distância, tendo em vista que o suporte bibliotecário é limitado e ainda se encontra restrito ao atendimento presencial. “Nesse sentido, a expectativa desses estudantes reside na disponibilização de equipamentos eletrônicos, internet, acervo mais amplo e diversificado, biblioteca virtual do próprio polo e recursos para os materiais impressos”, conta a pesquisadora.
De acordo com Hellen Nascimento, os resultados obtidos em campo indicaram que a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis ainda não está estruturada para a prática educativa a distância. “Em decorrência disso, a unidade de informação não consegue atingir, efetivamente, as expectativas dos usuários. Por conseguinte, esse público utiliza outros espaços e meios de comunicação como fontes de informação para a realização das tarefas acadêmicas”, revela.
Apesar dessas dificuldades, a autora se mostra otimista com o trabalho desenvolvido nas bibliotecas universitárias e faz sugestões para o melhoramento do serviço. “Na pesquisa, foram coletadas sugestões de medidas e procedimentos por parte dos agentes envolvidos com os sistemas de EaD, entre as quais: a implantação de uma política voltada para o suporte informacional específico e adequado aos discentes EaD e a realização de pesquisas que contribuam para a adequação das bibliotecas às necessidades dos usuários, em conformidade com seus objetivos e funções sociais”, finaliza.
Beira do Rio edição 159
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