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Pesquisa analisa eficácia dos serviços bibliotecários para alunos da EaD

Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2021, 12h36 | Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2021, 12h36 | Acessos: 1516

Estudo de caso foi realizado no Polo Universidade Aberta do Brasil de Salinópolis (PA)

Instalações do Polo UAB Salinópolis
imagem sem descrição.

Por Adrielly Araújo Foto Acervo do Projeto

A pandemia do novo coronavírus mudou a nossa forma de ver e estar no mundo. Diante da necessidade de reinventar instituições fundamentadas para continuar processos sociais, os conceitos de Educação a Distância (EaD) estão em alta no Brasil, como nunca antes. Educação por correspondência, estudo em casa, estudo independente, estudos externos, aprendizagem aberta, telensino, teleducação, educação on-line e e-Learning, entre outras, são terminologias usadas, ao longo do tempo, para conceituar o EaD (Estudo a Distância) e para explicar esse processo pedagógico.

Essa é uma das informações levantadas na dissertação da pesquisadora Hellen Cristina Macedo do Nascimento, intitulada Produtos e serviços informacionais para estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará, orientada pelo professor Hamilton Vieira de Oliveira.

O estudo, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), objetivou analisar produtos e serviços informacionais oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI/UFPA) aos estudantes matriculados nos cursos de graduação, na modalidade a distância, da Universidade.

“A pesquisa foi baseada em um estudo de caso na Biblioteca do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Salinópolis, onde a UFPA, além dos cursos presenciais, oferta duas graduações a distância: Letras - Língua Portuguesa e Administração Pública”, conta a pesquisadora.

A coleta de dados se deu por meio de entrevista estruturada com a responsável pela Biblioteca do Polo UAB de Salinópolis e da aplicação de questionários à Coordenação do SIBI/UFPA e aos discentes com matrícula ativa no curso de Letras - Língua Portuguesa. Em virtude da pandemia da Covid-19, a coleta de dados ocorreu por contato telefônico e e-mail.  

Metodologia incluiu entrevistas com alunos e responsáveis pela biblioteca

Na dissertação, Hellen Cristina Macedo do Nascimento conceitua o Estudo a Distância (EaD) usando definições como o distanciamento físico entre aluno e professor/tutor, a presença de diferentes suportes tecnológicos utilizados para viabilizar a comunicação e o processo de ensino-aprendizagem mediatizado.

“Assim, percebe-se que a EaD consiste na tríade pedagógica professor-aluno-conteúdo, sendo que a interação entre esses elementos evoluiu à medida que os modelos educacionais identificaram novas possibilidades tecnológicas para efetivar a comunicação ideal entre os sujeitos envolvidos nesse processo”, complementa.

Os procedimentos técnicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foram divididos em três etapas, de acordo com a pesquisadora. A primeira consistiu em revisão bibliográfica sobre o EaD em publicações indexadas em diversas bases de dados, como o SciELO e o Portal de Periódicos da Capes. “Desta forma, a pesquisa objetivou fundamentar teoricamente o assunto tratado, bem como identificar quais produtos e serviços informacionais podem ser inseridos nesse contexto”, diz a pesquisadora.

Na segunda etapa, a pesquisa documental ocorreu em publicações da UFPA, de modo a identificar a inserção do EaD na Instituição, os sistemas que gerenciam essa modalidade educacional, a participação e o papel da biblioteca e do bibliotecário no contexto da prática educativa a distância.

Depois disso, na terceira etapa, houve a aplicação de um questionário à coordenadora do SIBI/UFPA e aos graduandos do curso de Letras - Língua Portuguesa, modalidade EaD, além de entrevista com a assistente de biblioteca que atua na unidade de informação pesquisada. “Os produtos e serviços informacionais ofertados pela Biblioteca do Polo UAB Salinópolis foram caracterizados e avaliados por meio do seu formato de apresentação, nível de uso e eficiência ante as necessidades de informação dos usuários por ela atendidos”, explica Hellen Nascimento.

“Este estudo é importante porque evidencia a complexidade que envolve a inserção da EaD no âmbito de uma universidade federal, mais especificamente, a oferta e o gerenciamento de produtos e serviços informacionais para os usuários a distância”, justifica a pesquisadora.

Estrutura atual ainda não atende às necessidades dos usuários

A pesquisa também tinha como objetivo específico entender a atuação da biblioteca e do profissional que exerce atividades auxiliares no Polo UAB Salinópolis. “A Biblioteca do Polo UAB Salinópolis atua no contexto da comunidade acadêmica do EaD por meio da disponibilização e do empréstimo de obras impressas, enquanto a profissional que exerce atividades auxiliares se encarrega dos processos de organização e gestão dos livros com base nas disciplinas, além de informar os estudantes e os tutores/professores sobre o catálogo disponível para consulta”, afirma Hellen Cristina Macedo do Nascimento.

Além disso, a autora da dissertação buscou entender quais as necessidades informacionais e as expectativas dos estudantes na modalidade de Educação a Distância, tendo em vista que o suporte bibliotecário é limitado e ainda se encontra restrito ao atendimento presencial. “Nesse sentido, a expectativa desses estudantes reside na disponibilização de equipamentos eletrônicos, internet, acervo mais amplo e diversificado, biblioteca virtual do próprio polo e recursos para os materiais impressos”, conta a pesquisadora.

De acordo com Hellen Nascimento, os resultados obtidos em campo indicaram que a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis ainda não está estruturada para a prática educativa a distância. “Em decorrência disso, a unidade de informação não consegue atingir, efetivamente, as expectativas dos usuários. Por conseguinte, esse público utiliza outros espaços e meios de comunicação como fontes de informação para a realização das tarefas acadêmicas”, revela.

Apesar dessas dificuldades, a autora se mostra otimista com o trabalho desenvolvido nas bibliotecas universitárias e faz sugestões para o melhoramento do serviço. “Na pesquisa, foram coletadas sugestões de medidas e procedimentos por parte dos agentes envolvidos com os sistemas de EaD, entre as quais: a implantação de uma política voltada para o suporte informacional específico e adequado aos discentes EaD e a realização de pesquisas que contribuam para a adequação das bibliotecas às necessidades dos usuários, em conformidade com seus objetivos e funções sociais”, finaliza.

 Beira do Rio edição 159

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