Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Editorial da edição 161

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 18h10 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 20h05 | Acessos: 3394
Fotografia mostra uma ponte de madeira, com as laterais pintadas nas cores branca, azul e vermelha. Em baixo da ponte, passa um rio. Sentada na proteção lateral, de costas para nós, uma mulher observa a vegetação no fundo da imagem.
Fotografia mostra uma ponte de madeira, com as laterais pintadas nas cores branca, azul e vermelha. Em baixo da ponte, passa um rio. Sentada na proteção lateral, de costas para nós, uma mulher observa a vegetação no fundo da imagem.

Esta edição deveria encontrar muitos corações cheios de esperança de dias melhores para 2022, mas o anúncio da ômicron, a nova variante do coronavírus, presente nos cinco continentes, nos dá a sensação de que tiramos a carta “volte duas casas”. Estão cancelados o réveillon e o carnaval. De acordo com especialistas, a volta “ao normal” está condicionada ao avanço global da vacinação. Doses de reforço não nos manterão a salvo enquanto não tivermos uma cobertura vacinal segura.

Nesse cenário de “novo normal”, está o hábito de compra por aplicativos. No Laboratório de Programação Externa (Labex), do Campus de Cametá, um grupo de professores e alunos desenvolveu o aplicativo Agrifood, que coloca em linha pequenos produtores rurais e clientes do município. O App é gratuito e está disponível na loja da Google Play. Os agricultores cadastrados ainda recebem treinamento sobre empreendedorismo digital.

Do nordeste paraense, chegam notícias sobre descobertas que atestam a potencialidade arqueológica de São Caetano de Odivelas. Os pesquisadores do Grupo de Pesquisas e Ações Colaborativas (Colins), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA), do Campus Castanhal da UFPA, coletaram dados em 11 sítios em 11 comunidades.

Leia também: Professor Norbert Fenzl assina artigo sobre a crise hídrica que estamos enfrentando. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental (PEBGA), em Tucuruí, mostra protótipo de barco robô para monitorar a qualidade da água dos rios. A bióloga Ana Beatriz Brito Dias apresenta dissertação sobre os riscos e perigos em praias estuarinas e marinhas do litoral amazônico.


Rosyane Rodrigues
Editora

Fim do conteúdo da página