Sua feira em dois cliques
Agrifood promove venda on-line de produtos agrícolas em Cametá
Por Walter Pinto Ilustração Walter Pinto
Durante a pandemia de Covid-19, a quarentena e o isolamento social restringiram a movimentação de pessoas em todas as partes do mundo, dificultando, inclusive, atividades básicas como a compra de alimentos em feiras e supermercados. As vendas on-line tiveram um enorme crescimento, estabelecendo-se como alternativa viável e segura. No Campus de Cametá, o isolamento não se constituiu em barreira para que pesquisadores da UFPA desenvolvessem uma plataforma digital juntando a comodidade dos aplicativos de compra on-line e a vantagem de uma possível redução dos preços por meio da eliminação da figura do atravessador. O aplicativo chama-se Agrifood e atua, especificamente, com produtos agrícolas. A eliminação do atravessador se dá em função de as vendas serem realizadas diretamente pelos produtores rurais cadastrados.
O Agrifood foi desenvolvido no Laboratório de Programação Externa (Labex), do Campus de Cametá, em parceria com o Projeto de Extensão “Consolidação do uso do aplicativo Agrifood para suporte nas vendas e delivery de produtos agrícolas produzidos e comercializados em Cametá”. Por conta da pandemia, os professores Fabrício Farias, Keli Garboza da Costa e Isaac Matias e os estudantes Keventon Rian Gonçalves e Roberto de Oliveira Rodrigues desenvolveram parcialmente o aplicativo de forma remota, entre 2020 e o início de 2021. Após a sua criação, o Agrifood foi disponibilizado gratuitamente na loja da Google Play e atualmente se encontra em fase de cadastro de produtores rurais de Cametá. A equipe que desenvolveu o aplicativo informou que os agricultores estão recebendo treinamento sobre empreendedorismo digital com o intuito de fortalecer as vendas on-line.
Segundo o pesquisador Fabrício Farias, um dos benefícios do Agrifood é oportunizar a comunicação direta entre cliente e produtor, possibilitando a redução na cadeia de distribuição e uma potencial diminuição no custo final dos produtos. “Entretanto ainda existem outros desafios a serem vencidos, como a distância entre as propriedades rurais e as residências que solicitam seus produtos. Estamos investigando as possibilidades de implantação de locais estratégicos para distribuição da produção, nos quais os agricultores possam acondicionar seus produtos”, revela. Com o uso da ferramenta, os pesquisadores esperam a fidelização da relação entre clientes e produtores, a redução de custos e o aumento nas vendas por parte dos produtores.
Serviço entrega qualidade e baixo custo associado
Sobre o funcionamento do aplicativo em áreas com deficiência de conexão, Fabrício Farias explica que se trata de um desafio a ser vencido. Em relação a Cametá, cidade piloto do Agrifood, há propriedades rurais cadastradas que se localizam a distâncias superiores a 30 km do centro, algumas sem acesso à internet, outras com conexão lenta e com falhas. “Temos, nestes casos, dois desafios a serem enfrentados, o da distância das propriedades rurais e o da velocidade de conexão”, informa o pesquisador.
A superação desses desafios, avalia, passa pela capacitação dos produtores em relação ao empreendedorismo digital – já em andamento – e pela criação de espaços para suporte da distribuição, que depende do volume de usuários para ser estimado. Atualmente foram capacitados 15 produtores rurais da região, sete deles já criaram lojas virtuais na plataforma. Os pesquisadores entendem que, para uma primeira versão do projeto, o número de adesões é positivo, considerando as dificuldades de logística e de conexão da região.
O aplicativo desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Programação Externa é uma novidade e um desafio. Eles estão confiantes no sucesso da empreitada. Entendem que o momento é oportuno para a implantação do aplicativo, considerando que, durante a pandemia, boa parte da população está se sentindo mais confortável em receber seus produtos em casa.
Fabrício Farias sabe que a adoção do Agrifood não vai desbancar o comércio tradicional, que continuará existindo e atuando com a maior parcela de mercado, entretanto entende que há um crescimento nacional na adesão de compra de produtos de forma on-line. “Cametá ainda se encontra um pouco fora desse contexto. O aplicativo pretende ser uma alternativa viável e segura para produtores rurais e consumidores. Pretendemos atrair novos usuários por meio de estratégias como a realização de campanhas de divulgação e implantação de cupons de descontos”, informa.
A entrega dos produtos poderá se beneficiar da extensa rede de mototaxistas existente na cidade de Cametá. A determinação do custo de entrega será de responsabilidade do produtor. Durante o cadastro no aplicativo, o produtor é convidado a selecionar os bairros a que pretende atender, assim como é instado a determinar o custo do delivery para cada um deles. “Estamos oferecendo um serviço de logística para um nicho que ainda carece de uma solução. E o fazemos, neste momento, de forma gratuita para produtores e usuários. Deste modo, estamos contribuindo para levar à mesa das famílias cametaenses produtos de qualidade, com baixo custo associado”, diz o pesquisador.
Modalidades e download do aplicativo
O Agrifood já está em funcionamento e encontra-se disponível para download na Google Play, nas versões Delivery e Comércio:
Versão Delivery, após instalar o aplicativo em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.projetoslabex.agrifoodcomercio, o usuário terá acesso à vitrine de produtos fornecidos pelos agricultores, fará a seleção e realizará a sua compra com poucos cliques.
Versão Comércio, o produtor gerencia sua loja on-line, os pedidos, as finanças e os produtos. Para isso, deve baixar a versão no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.projetoslabex.agrifoodcomercio e instalar em seu celular. Na plataforma, o agricultor tem acesso à ferramenta de gestão financeira para controle de gastos e vendas. Diariamente, ele será notificado de pedidos realizados por clientes em seu celular.
Beira do Rio edição 161
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