Carnaval na escola

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 18h16 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 18h18 | Acessos: 769

Alunos vivenciam processo criativo de samba-enredo

Se ouviu o grito do povo querendo encontrar

A justiça que aqui não se encontra

Vamos pra rua que é o nosso lugar

Lutar e fazer nossa história

(Samba enredo As minorias gritam por melhorias)

Por Bruno Roberto Foto Rodrigo Pinheiro  Ag.Pará

O samba-enredo é um dos pilares do carnaval, sendo o responsável por conduzir musicalmente os desfiles das escolas de samba. Contudo ele também é considerado importante por ser um documento histórico de um certo período de tempo, pois transmite conhecimento, exalta culturas e produz críticas sociais. Esse papel crítico tem raízes na origem do samba, visto que esse gênero musical - consumido primeiramente pelos escravizados - era marginalizado, portanto as festas e as músicas carregavam um significado de resistência ao sistema opressor.

Considerando essa carga cultural presente nas escolas de samba, o professor de História e sambista Alex Costa de Oliveira - conhecido como “Gamboa” - pesquisou o potencial pedagógico do carnaval no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, na dissertação Carnaescola: Produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba-enredo. Uma proposição ao ensino de história, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/Campus de Ananindeua) da UFPA, sob orientação do professor Cleodir da Conceição Moraes.

O pesquisador propôs a produção de uma sinopse de carnaval e de um samba-enredo para alunos do ensino médio de uma escola de Ananindeua. “O objetivo foi estabelecer o diálogo entre a linguagem do carnaval e a da sala de aula. Queríamos criar um protótipo de escola de samba, com o processo de criação de um documento histórico que pudesse incitar nos alunos a tomada de consciência da sua realidade local”, informa Alex Gamboa.

A ideia inicial era realizar atividades presenciais, como visitas às sedes de escolas de samba, porém a pandemia da covid-19 forçou uma mudança de rota em direção ao meio virtual. “Estava tudo planejado para levar os alunos aos barracões para ver as fantasias, o processo criativo e os ensaios”, lamenta o professor.

Carnavalescos e compositores levam memórias e contexto histórico

Os alunos tiveram dois dias de palestras virtuais com carnavalescos e compositores de samba--enredo, entre eles, Pedro Paulo Anete, Guilherme Darcy, Antônio Ferreira Guimarães e Plínio Maziero. Os convidados falaram sobre samba-enredo, sinopse de carnaval, importância do carnaval na formação social, étnica e cultural brasileira, além das suas trajetórias nesse mundo da folia. Na ocasião, alunos e palestrantes debateram acerca da falta de investimento nas escolas de samba de Belém e Ananindeua.

“Os relatos de memória e as contribuições históricas foram muito interessantes. Carnavalescos e compositores falaram de como era o carnaval em Belém, na década de 1970 e 1980. Durante as palestras, eles cantavam trechos de sambas e diziam o que significavam as letras. Esse contato foi muito rico”, relata Alex Costa de Oliveira.

Com base nas palestras, o professor dividiu os alunos em sete equipes, sendo seis responsáveis pela criação de sambas-enredo (grupos de compositores) e uma pela sinopse de carnaval (comissão de carnaval da turma). A sinopse é a fonte inspiradora para a composição do enredo da escola de samba, isto é, “é a construção de uma problemática sobre um tema. Ela pode vir em forma de imagens, rima, poesia e outros tipos de linguagem”, completa o professor.

Em seguida, o pesquisador sugeriu quatro temáticas, e a comissão de carnaval da turma escolheu tratar da Nova República e da Constituição de 1988. Foram realizados debates virtuais para definir um recorte mais específico do tema. Após dois meses de pesquisa, o enfoque ficou sobre os movimentos sociais daquele contexto histórico. Por fim, os grupos de compositores iniciaram o processo de criação dos sambas-enredo, de modo virtual.

“O samba-enredo é a expressão cantada com letras que façam sentido ao que se propõe na sinopse. Ele precisa ser um resumo com significado. Como não conseguimos ter a pesquisa de campo, eu não estava cobrando a parte musical, harmônica e melódica. Só exigi a letra”, explica Alex Gamboa. A pesquisa resultou em dois produtos: uma sinopse de carnaval e três sambas-enredo marcados por poesias de reflexão e protesto. Em virtude da pandemia, nem todas as equipes entregaram suas composições.