Editorial
A chegada de um novo ano e de uma nova edição
Foto Alexandre de Moraes
Esta é a última edição do Beira do Rio em 2023, um ano marcado por um sopro de esperança, de garantia do projeto democrático e de resgate do conhecimento científico no país. Por aqui, colocamos no papel um sonho antigo: Estreamos um projeto gráfico privilegiando tipologia moderna e explorando fotografias e ilustrações. Falamos de gente, de fauna e de flora. Tratamos sobre as cidades, as águas e as florestas. Destacamos as Amazônias.
Como uma publicação trimestral, neste mesmo número também saudamos o novo ano e aproveitamos para renovar nosso compromisso contra a desinformação e em favor da comunicação pública. À frente, teremos a realização da 76ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada entre os dias 7 e 13 de julho, no Campus Guamá, um momento estratégico em que Belém se prepara também para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em 2025. Serão tempos de muitos fazeres e debates.
Já fomentando questões relevantes para esse contexto, trazemos uma edição que apresenta, em reportagens, discussões sobre tecnologia, divulgando pesquisa que desenvolve uma nanoemulsão com óleo de manga; neurociência, com um estudo sobre a recuperação do nervo auditivo por meio do implante coclear; meio ambiente, com o exemplo dos ribeirinhos que recriaram uma nova comunidade no Médio Xingu; e diversidade, com o relato de experiência escolar de pessoas trans.
Boa leitura, que 2024 seja um ano de muito conhecimento, luz e realizações!
Edmê Gomes
Editora-Assistente
Beira do Rio edição 169
Redes Sociais