Mente sã, corpo são

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 19h38 | Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 01h59 | Acessos: 1713

Em Castanhal, projeto oferece atividades físicas e educacionais para a população idosa

Da redação Foto Acervo do Projeto

O número de idosos na faixa dos 60 anos ou mais deverá ser maior que o grupo de crianças com até 14 anos de idade em 2030, como revelam projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2060, a parcela de idosos será de 58,4 milhões, representando, assim, 26,7% do total da população. Tudo isso demandará uma série de mudanças e reflexões acerca do papel do idoso na sociedade brasileira.

Somente no município de Castanhal, localizado a 67 km de Belém, existem atualmente mais de 12 mil idosos, que representam aproximadamente 7% da população do município com mais de 60 anos. Confirmando um traço que vem se repetindo nos últimos 10 anos em todo o Brasil: o envelhecimento populacional.

Na perspectiva de proporcionar elementos que favoreçam uma melhor qualidade de vida a esse segmento populacional, o Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) oferece um conjunto de atividades físicas, culturais e educacionais direcionadas às pessoas idosas, sob a coordenação geral do professor João Batista Ramos e da coordenadora pedagógica Ildete Falcão, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal.

Para a professora Ildete Falcão, “o GETI atua para informar e formar cidadãos que se posicionem positivamente em relação ao envelhecimento humano e suas consequências socioeconômicas, físicas e culturais”.

O programa tem como objetivo promover ações que visem à integração de entidades que desenvolvam atividades com pessoas idosas e eventos que provoquem nos alunos da graduação o interesse pelos problemas enfrentados por esse grupo etário, provocando, assim, discussões sobre o envelhecimento com as demais faixas etárias.

Anualmente, são atendidos cerca de 180 adultos e idosos

Três projetos regem a estrutura organizacional do GETI. O Projeto de Educação de Adultos e Idosos, coordenado pela professora Ildete Falcão, em parceria com a Prefeitura do Município de Castanhal, oferece duas turmas regulares de escolarização, atendendo em média a 50 idosos/adultos, 25 em cada turma. Suas atividades pedagógicas orientam-se pela diretriz curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Projeto de Atualização Cultural, sob a coordenação do professor Assunção Amaral, atende a pessoas a partir dos 50 anos, no auditório do Campus de Castanhal e no salão multidisciplinar do prédio do GETI e oferece palestras, rodas de conversa, dança, artesanato, entre outras atividades.

Já o Projeto Bem-Estar Físico desenvolve atividades de ginástica terapêutica, basquete, natação, capoeira e caminhada, no complexo esportivo do campus e em praças públicas, para quem está acima dos 50 anos. Todos os anos, passa pelo programa uma média de 180 pessoas adultas e idosas. Assim, parcerias com a Pró-Reitora de Extensão, a Secretaria Municipal de Educação de Castanhal e com o próprio Campus revelam-se grandes auxiliadoras dessa missão.

O programa faz parte do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia. No entanto outras subunidades contribuem com o GETI, como as Faculdades de Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola), Educação Física, Matemática e de Sistemas de Informação.

Ao longo dos 15 anos de serviços à comunidade, o projeto trouxe como resultados a oferta de 15 turmas de Atualização Cultural; 15 turmas de Bem-Estar Físico e 40 turmas de Educação de Adultos e Idosos. Por isso “acreditamos que tais ações fazem do GETI uma referência de Extensão Universitária na Amazônia paraense, pois promovemos desenvolvimento humano e social por meio de processos educativos, além dos benefícios das atividades física e cultural”, pontua a professora Ildete Falcão.

Saiba mais

ONDE OCORREM AS ATIVIDADES: No Campus Universitário da UFPA, em Castanhal, e em outros espaços públicos e privados do município.

IDADE MÍNIMA PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA:  30 anos no Projeto de Educação de Adultos e Idosos e 50 anos para os demais projetos.

HORÁRIOS: As atividades são desenvolvidas das 14h às 17h30.

Ed.153 - Fevereiro e Março de 2020