Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Editorial
Início do conteúdo da página

Editorial 

Escrito por Rosyane Rodrigues | Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 19h49 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 15h29 | Acessos: 188

Nesta edição as mulheres são autoras, tema e destaque

imagem sem descrição.

Foto: Alexandre de Moraes

Vinho é bom e o consumidor brasileiro gosta! Quem diz isso é a Associação Brasileira de Sommeliers. Mas, um levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2023, apontou que a bebida está entre os cinco produtos mais fraudados no país. Para garantir a segurança dos consumidores, a pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Campus Ananindeua/UFPA, desenvolveu um sensor nanoestruturado. O estudo, realizado por Luiza de Marilac Pantoja Ferreira, gerou um pedido de patente para a Universidade.

Novas tecnologias, indústria 4.0 e redes sociais. Esse cenário alcançou muitos profissionais, entre eles os da enfermagem. A pesquisa Marketing nos negócios de enfermeiros empreendedores no Brasil: uma análise na rede social Instagram analisou 25 perfis e identificou algumas especificidades do marketing em saúde. A enfermeira Victoria Malcher desenvolveu um checklist que servirá como guia para quem deseja empreender nessa área.

 Celebrando o 8 de março, esta edição traz também: a entrevista com as professoras eméritas Jane Felipe Beltrão e Maria de Nazaré Sarges; o artigo no qual Izabelle Karoline Machado Lima faz a relação entre mulher, arquitetura e modernização na cidade de Belém; a reportagem sobre a representação de mulheres gordas nas ilustrações e webcomics de nove quadrinistas/ilustradoras amazônidas; e para encerrar, a resenha do livro História das Mulheres na Amazônia (Pará, século XVIII aos dias atuais) lançado recentemente sob organização de Cristina Donza Cancela, Natália Cavalcanti, Ana Lídia Nauar e Rosângela Quintela.

Boa leitura!

Rosyane Rodrigues
Editora

Beira do Rio edição 170

Fim do conteúdo da página