Editorial da Edição 156

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 22h15 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 20h48 | Acessos: 1044
Foto Alexandre de Moraes

Nós podemos dizer, sem medo de errar, que tudo mudou nos últimos seis meses. Passados o susto inicial, a aflição diante do lockdown e da reabertura, o entendimento de um protocolo relativamente eficaz de prevenção contra a Covid-19, estamos todos nos adaptando às limitações impostas pela pandemia. Descobrimos novas formas de sociabilidade, adquirimos novos hábitos de consumo, reinventamos o trabalho e o convívio familiar. E a Universidade faz parte desse contexto.

Ao aprovar o Ensino Remoto Emergencial, a UFPA se impôs um enorme desafio: estar presente em todos os seus campi e para todos os seus alunos. Este e outros assuntos foram abordados na entrevista com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares da Costa.

Considerado o “Natal do povo paraense”, os festejos em torno do Círio de Nazaré inspiraram a revista Meu Círio em quadrinhos!, organizada pelo professor Ricardo Ono; a dissertação da museóloga Nicolle Bahia Bittencourt analisou a metodologia por trás do inventário de referências culturais utilizado pelo IPHAN para declarar o Auto do Círio patrimônio imaterial, e a tese da antropóloga Mariana Pamplona Ximenes Ponte procurou compreender e acessar o ethos religioso paraense.

A eficácia das máscaras de tecido, os cuidados com o consumo de pescados e de farinha e as torcidas femininas dos clubes Remo e Paysandu também estão nesta edição. Boa leitura!

Rosyane Rodrigues
Editora