Editorial da Edição 133
Um chocolate com sabor e aroma genuinamente amazônicos. Esse é o resultado da Dissertação Isolamento e Identificação Molecular de Populações de Leveduras Presentes na Fermentação do Cacau da Amazônia Brasileira, defendida recentemente por Gilson Chagas Júnior, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA). O estudo revelou que, no processo de fermentação de cacau no município de Tomé-Açu, atuam microrganismos cuja presença nunca foi registrada anteriormente, no Brasil.
Em meados da década de 1970, o Círio começou a chamar atenção da Academia. De lá para cá, inúmeras pesquisas já foram realizadas e, hoje, monografias, dissertações e teses estão reunidas na Biblioteca do Círio. Acessando o site www.bibliotecadocirio.org, os usuários também podem consultar fotografias, cartazes, vídeos, livros, entre outros materiais, sobre a maior manifestação religiosa da Amazônia.
Esta edição traz, também, o Beirinha, encarte especial publicado em outubro para o público infantojuvenil; Infância em Tela e uma entrevista com o reitor Emmanuel Tourinho.
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais