Editorial da Edição 140
.jpg)
Se todos seguissem à risca o que o compositor Nilson Chaves diz em Sabor açaí, nós estaríamos tranquilos, mas volta e meia somos surpreendidos por notícias que envolvem fraude nesse alimento tão popular entre os paraenses, o qual, cada vez mais, é apreciado em outras regiões do País. Pesquisa desenvolvida por Lorena Pantoja, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, apresenta técnica que poderá ser utilizada pelos órgãos fiscalizadores e garantir a qualidade do açaí. A pesquisadora elaborou o seu trabalho com base na Instrução Normativa 68/2008, do Ministério da Agricultura. “A técnica padronizada é eficiente na detecção de agentes espessantes no açaí in natura, pasteurizado e congelado”, afirma.
Desde 2011, o Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos promove passeios a pé pelos bairros do centro de Belém, durante os quais os participantes conhecem um pouco mais sobre patrimônio material, gastronomia, religião e festividades. Atualmente, são oito roteiros e os encontros ocorrem quinzenalmente. Coordenado pela Faculdade de Geografia, o projeto conta com uma equipe interdisciplinar envolvendo colaboradores das Faculdades de Museologia, Arquitetura, Turismo e História.
Leia também: Em Belém, projetos de intervenção urbanística não consideram necessidades de moradores locais; Pesquisa faz mapa do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) entre alunos do ensino fundamental, em Castanhal (PA).
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais