Editorial da Edição 148
“Os guarás são aves pernaltas, de pescoço longo, que se destacam em qualquer ambiente, em razão da sua plumagem vermelho-vivo”, descreve Flávia Rocha, na reportagem de capa desta edição. Quem vê as aves cortando o céu das praias da Ilha do Marajó (PA) nem imagina que a conservação dos guarás está sob ameaça. Em tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN/IMV/UFPA), a veterinária Stefânia Araújo Miranda elaborou protocolos de manejo, alimentação, incubação e análise de crescimento para filhotes, com o objetivo de garantir a reprodução desses animais em cativeiro.
Com vistas às comemorações do Dia do Trabalho, esta edição traz duas reportagens e um artigo sobre o tema. Os pesquisadores Jean René Patrice, Nádia Fialho e Marcel Hazeu discutem a presença dos haitianos na cidade de São Paulo e as diversas formas de exploração às quais eles são submetidos. As reportagens assinadas por Nicole França e Aila Beatriz Inete falam, respectivamente, sobre a desgastante rotina das operadoras de caixa de supermercado e sobre o perfil dos operários da construção civil da Região Metropolitana de Belém.
Leia também: Pesquisa relaciona variação climática com casos de dengue em Belém; Aplicativo exercita memória e raciocínio lógico de pacientes com Alzheimer; Dissertação chama atenção para a saúde de pais de crianças com TDAH.
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais