Editorial da Edição 154

O rio Guamá, as praias de Mosqueiro, o lago Água Preta estão contaminados com bactéria resistente a antibióticos. Esse é o resultado da pesquisa realizada por Roseane de Nazaré Moura e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (PPGAC/ICB). A dissertação traz, em detalhes, os testes realizados com mostras de água dos três ambientes hídricos e relaciona o nível de resistência da Escherichia coli aos antibióticos betalactâmicos testados. Os resultados servem de alerta para a população e para os responsáveis pela gestão desses espaços.
O Grupo de Desenvolvimento Tecnológico em Biopolímeros e Biomateriais da Amazônia, pertencente ao Laboratório de Óleos da Amazônia (GDTec Biomazon/LOA), está transformando a sabedoria das avós em tecnologia de ponta. O estudo coordenado pela professora Marcele Fonseca Passos, além de valorizar óleos pouco conhecidos na região, também aborda questões de sustentabilidade ambiental. Em 2019, o projeto foi selecionado para o 8º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, no qual recebeu Menção Honrosa e Mentoria em Pesquisa e Desenvolvimento. Saiba mais na reportagem assinada por Flávia Rocha.
Também nesta edição: Professores do Laboratório de Estudos da Tradução de Soure dão os primeiros passos para a tradução da obra de Dalcídio Jurandir; na comunidade indígena Xie Pihu Renda, no Alto Turiaçu, as mulheres ka’apor estão conquistando novos espaços dentro e fora da aldeia; em Tucuruí, a Faculdade de Engenharia Elétrica criou o Projeto de Extensão Domótica, para reciclar componentes eletrônicos e desenvolver protótipos didáticos.
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais