Editorial da edição 157
![Foto Alexandre de Moraes imagem sem descrição.](/images/beira/2020/157/157 (18).jpg)
Dezembro chegou confirmando que o tempo passou e 2020 está chegando ao fim, ainda que a maioria de nós se sinta paralisada lá em março, quando fomos surpreendidos pela pandemia e por todos os seus desdobramentos. No Beira do Rio, modificamos a periodicidade das edições, suspendemos a circulação impressa e reaprendemos a fazer cada etapa do jornal com toda a equipe trabalhando remotamente. Os desafios foram proporcionais à satisfação de ver cada novo número publicado com a mesma qualidade. Como editora, essa foi a maior lição e o maior ganho deste ano atípico.
Com as festas de final de ano se aproximando, mesmo sem aglomeração, esta edição traz um alerta: os riscos do consumo precoce de álcool pelos adolescentes. Em pesquisa apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/ICS) da UFPA, Mayara Arouck Barros afirma que a cafeína pode atuar como neuroprotetor e amenizar os danos cerebrais.
Leia também: Em entrevista, o reitor Emmanuel Tourinho fala sobre os avanços alcançados e os desafios para os próximos quatro anos de mandato; tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica revela características da argamassa de edificações históricas de Belém; vem do Programa de Pós-Graduação em Direito a dissertação que revela os estigmas presentes nas investigações quando as vítimas são travestis. Boa leitura!
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais