Editorial da edição 162

Por trás da evidente abundância de água doce, a Região Norte do Brasil sofre com a baixa cobertura de saneamento básico em suas cidades. Esse problema foi analisado por Nircele da Silva Leal Veloso, em sua tese Política pública de abastecimento pluvial: água da chuva na Amazônia e por que não? A engenheira avaliou o modelo de abastecimento pluvial promovido pelo Projeto Sanear Amazônia em quatro reservas extrativistas localizadas no Acre, Amapá, Amazonas e Pará. As especificidades locais interferem, de forma direta, na maneira como cada comunidade utiliza a tecnologia social.
A reportagem “Big data contra fake news” apresenta uma arquitetura proposta pela cientista da computação Daniele Moura Queiroz, na qual a própria tecnologia é utilizada para identificar a veracidade das informações. Para isso, ela analisou um conjunto de 10.700 notícias.
Leia também: entrevista com Davi Pereira Junior, historiador que tem acompanhado o drama das comunidades quilombolas em Alcântara (MA). Cerca de 800 famílias correm risco de remanejamento para a ampliação da base espacial instalada na ilha. A Realidade Aumentada chega às salas propondo o estudo de disciplinas das Ciências Exatas. Na seção Resenha, a obra JOSÉ SIDRIM Os sinos do Ecletismo em Belém do Pará, de Ana Léa Nassar Matos.
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais