Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > 2022 > 162 - março, abril e maio > Editorial da edição 162
Início do conteúdo da página

Editorial da edição 162

Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 17h55 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 19h55 | Acessos: 2164
Fotografia de um palacete de dois andares, pintado nas cores verde e branco. Alguns cômodos contam com varanda. O prédio está localizado no centro do terreno e cercado de jardim com espécies nativas da região.
Fotografia de um palacete de dois andares, pintado nas cores verde e branco. Alguns cômodos contam com varanda. O prédio está localizado no centro do terreno e cercado de jardim com espécies nativas da região.

Por trás da evidente abundância de água doce, a Região Norte do Brasil sofre com a baixa cobertura de saneamento básico em suas cidades. Esse problema foi analisado por Nircele da Silva Leal Veloso, em sua tese Política pública de abastecimento pluvial: água da chuva na Amazônia e por que não?  A engenheira avaliou o modelo de abastecimento pluvial promovido pelo Projeto Sanear Amazônia em quatro reservas extrativistas localizadas no Acre, Amapá, Amazonas e Pará. As especificidades locais interferem, de forma direta, na maneira como cada comunidade utiliza a tecnologia social.

A reportagem “Big data contra fake news” apresenta uma arquitetura proposta pela cientista da computação Daniele Moura Queiroz, na qual a própria tecnologia é utilizada para identificar a veracidade das informações. Para isso, ela analisou um conjunto de 10.700 notícias.

Leia também: entrevista com Davi Pereira Junior, historiador que tem acompanhado o drama das comunidades quilombolas em Alcântara (MA). Cerca de 800 famílias correm risco de remanejamento para a ampliação da base espacial instalada na ilha. A Realidade Aumentada chega às salas propondo o estudo de disciplinas das Ciências Exatas. Na seção Resenha, a obra JOSÉ SIDRIM Os sinos do Ecletismo em Belém do Pará, de Ana Léa Nassar Matos.

Rosyane Rodrigues
Editora

Fim do conteúdo da página