Editorial da Edição 141
Em um momento no qual as mulheres e as suas lutas estão em pauta, esta edição antecipa as homenagens do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e traz reportagens em que as mulheres são autoras ou tema das pesquisas.
Este ano, a Lei Maria da Penha, criada para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher, completa 12 anos, no entanto os índices de feminicídio continuam alarmantes. Sob a coordenação da professora Vera Lúcia de Azevedo Lima, a Faculdade de Enfermagem está desenvolvendo o Projeto de Extensão Empoderamento e fortalecimento da mulher amazônica frente à violência doméstica e intrafamiliar. Uma equipe multidisciplinar desenvolve atividades e leva informação para diversos bairros de Belém e para outros municípios.
Yara Ayllin dos Santos é a entrevistada desta edição. Índia caripuna, da reserva Uaçá, no Amapá, Yara é casada, mãe de dois filhos e está no último semestre do curso de Medicina da UFPA. Nesta conversa, ela fala sobre os desafios enfrentados nesse percurso.
Leia também: Game Serra Pelada é nova proposta para o ensino de geometria; Sambas de enredo da década de 1980 são tema de dissertação do PPGartes/ICA; Pesquisa analisa trajetória de desembargadoras do Tribunal de Justiça do Pará.
Ah, você estranhou essa capa em preto e branco? É para que você possa colorir as nossas super-heroínas nas cores da sua preferência. Use a imaginação, faça o registro e publique no Instagram com a hashtag #minhaufpa.
Rosyane Rodrigues
Editora
Redes Sociais